Curso de Metodologia do Ensino de Ciências no 7º Período da UVA fornece as ferramentas necessárias
Prof. Esp. Ricardo Campelo - UVA – Pólo Gravatá
O ensino de Ciências da Natureza ( Física, Química e Biologia ) tem sido, ao longo do tempo alvo de críticas severas por parte de muitos pesquisadores/teóricos da área da Educação. O grande motivo é a falta de entusiasmo que tem-se observado em sala de aula com os estudantes. Este fator tem contribuído para baixos índices de ensino-aprendizagem, em diversas esferas e níveis de ensino.
Reverter esse quadro então passou a ser questão de honra para muitos estudiosos no assunto e profissionais na área. Com uma intensa ampliação e suporte para pesquisa e estudo na metodologia do ensino de Ciências e uma maior atenção durante o processo de formação de educadores na área considerada é que surge um espaço de debate, apresentação de propostas e de exemplos de situações didáticas geradoras de aprendizagem que podem ser aplicados em sala para transformar essa realidade escolar.
Durante o último módulo cursado pelos alunos-professores do VII período do curso de pedagogia da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA – GRAVATÁ), foi possível debater, demonstrar e propor alternativas pedagógicas para tornar o ensino de Ciências algo eficaz, útil e vivo na vida dos estudantes que passam ou passarão pelas “mãos” desses educadores.
Durante todo o módulo foram abordados temas que dizem respeito aos desafios do ensino de Ciências, a história do ensino das Ciências no Brasil, as dez novas competências para ensinar, o PCN – Ciências no ensino fundamental, os temas transversais, os princípios da nova proposta de educação para o ensino, além de diversas aulas práticas que focaram o estudo das células, o uso do microscópio, o manuseio de uma réplica do corpo humano – torso humano, o trabalho em grupos de estudo como alternativa de ensino aprendizagem, dentre muitos outros temas e propostas metodológicas para fazer valer a experiência dessa disciplina (MEC) no currículo e vidas desses profissionais.
Durante todo o encontro foi possível experimentar conceitos como: interdisciplinaridade, contextualização, aprendizagem significativa e propostas para abordagem metodológica desses temas dentro do currículo escolar em vários anos/série do ensino fundamental. A vivência e o aprendizado desses encontros veio se dando num clima de muita harmonia, respeito e entusiasmo, onde a satisfação e sensação do dever cumprido ficou estampado no semblante e nas declarações de todos os que lá se fizeram presentes e buscaram enriquecer suas bagagens. Não tenho dúvidas que a semente para uma nova prática para o ensino de Ciências foi plantada, cabendo agora a cada um desses alunos-professores cultivar e fazer render bons frutos para suas praticas de sala de aula, dentro e fora. Transformando cada estudante num cidadão mais consciente de valores como cidadania, dignidade, respeito, ética, moral, etc. Parabéns e muito obrigado a todos os que contribuíram para que esse momento se construísse num alicerce tão sólido, maduro e consciente.
Prof. Esp. Ricardo Campelo de Albuquerque
Nenhum comentário:
Postar um comentário