Blog destinado a apresentar questões relevantes das Ciências Biológicas em nosso cotidiano, bem como apresentar propostas, projetos e ideias para professores de Ciências do ensino fundamental I e II, amigos, estudantes e pessoas interessadas no estudo das Ciências. CIÊNCIA É VIDA!!
Sejam todos muito bem-vindos!!
Contato: bioaulacampelo@gmail.com

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Comentários sobre o teste de Biologia do 2º ano - Salesianas - Fevereiro de 2011.

I.Salesianas - Inst.N. Sra. De Lourdes-Gravatá/Pe - 0901

No 1º quesito é feita uma ligação do conhecimento científico com uma situação real.

Com relação a letra (A), os cães domésticos passam por uma seleção artificial enquanto os selvagens são naturalmente selecionados pelo meio em que vivem ( Seleção Natural).

Com relação a letra (B), o nível taxonômico que atribuímos a grande diversidade encontrada dentro de cada grupo de animais domésticos é a Raça ou subespécie, uma vez que podem produzir descendência fértil.

Com relação a letra (C), os cães "vira-latas" são, em média, mais resistentes a doenças que os cães com pedigree, porque apresentam uma maior variabilidade genética e por se cruzarem ao acaso na natureza.

O 2º quesito aborda a classificação biológica dos seres vivos. Nesse atual sistema de classificação dos reinos vivos propostos por Whittaker, encontramos cinco Reinos. São eles: (1) Reino Monera, (2) Reino Protista, (3) Reino Fungi, (4) Reino Plantae (Vegetal) e (5) Reino Animalia.

No quesito de número 03 a letra (D) torna-se a melhor alternativa, uma vez que a espécie é uma categoria taxonômica singular, pois só inclui um tipo biológico. Sendo ela que responde o comando do quesito.

No quesito de número 04 a letra (D) torna-se a melhor alternativa, uma vez que Whitakker não propôs a classificação em cinco reinos e não em organismos unicelulares produtores.

No quesito de número 05 a letra (C) torna-se a melhor alternativa, uma vez que, as afirmativas 01, 02 e 05 estão corretas. A afirmativa 03 é falsa por estar a ordem no lugar da classe. E a afirmativa 04 trás a acentuação da palavra “doméstica”, uma vez que não existe acentuação de palavras em latim.

No quesito de número 06, apenas a primeira afirmativa está errada, pois o critério adotado por Carlos Lineu envolvia as semelhanças e as diferenças entre os seres vivos.

Muito obrigado a todos. Não há dúvidas que aqueles que plantaram boas sementes colherão excelentes frutos.

Com muito carinho, um beijão do Campelão.

2 comentários:

  1. Rapaz... O primeiro, no qual eu estava temeroso apenas quanto ao b, foi a única letra q acertei. Q droga... De qualquer forma todos os outros quesitos eu acertei. :)

    ResponderExcluir
  2. Não se lamente, pelo visto seu resultado foi muito positivo. Continue assim, ferinha. Um abração.Que Deus continue a te iluminar.

    ResponderExcluir