No 1º quesito é feita uma ligação do conhecimento científico com uma situação real.
Com relação a letra (A), os cães domésticos passam por uma seleção artificial enquanto os selvagens são naturalmente selecionados pelo meio em que vivem ( Seleção Natural).
Com relação a letra (B), o nível taxonômico que atribuímos a grande diversidade encontrada dentro de cada grupo de animais domésticos é a Raça ou subespécie, uma vez que podem produzir descendência fértil.
Com relação a letra (C), os cães "vira-latas" são, em média, mais resistentes a doenças que os cães com pedigree, porque apresentam uma maior variabilidade genética e por se cruzarem ao acaso na natureza.
O 2º quesito aborda a classificação biológica dos seres vivos. Nesse atual sistema de classificação dos reinos vivos propostos por Whittaker, encontramos cinco Reinos. São eles: (1) Reino Monera, (2) Reino Protista, (3) Reino Fungi, (4) Reino Plantae (Vegetal) e (5) Reino Animalia.
No quesito de número 03 a letra (D) torna-se a melhor alternativa, uma vez que a espécie é uma categoria taxonômica singular, pois só inclui um tipo biológico. Sendo ela que responde o comando do quesito.
No quesito de número 04 a letra (D) torna-se a melhor alternativa, uma vez que Whitakker não propôs a classificação em cinco reinos e não em organismos unicelulares produtores.
No quesito de número
No quesito de número 06, apenas a primeira afirmativa está errada, pois o critério adotado por Carlos Lineu envolvia as semelhanças e as diferenças entre os seres vivos.
Muito obrigado a todos. Não há dúvidas que aqueles que plantaram boas sementes colherão excelentes frutos.
Com muito carinho, um beijão do Campelão.
Rapaz... O primeiro, no qual eu estava temeroso apenas quanto ao b, foi a única letra q acertei. Q droga... De qualquer forma todos os outros quesitos eu acertei. :)
ResponderExcluirNão se lamente, pelo visto seu resultado foi muito positivo. Continue assim, ferinha. Um abração.Que Deus continue a te iluminar.
ResponderExcluir